Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Instituto Eu Quero Viver
quarta-feira, 26 junho, 2013 10:24

A capital medieval do leste europeu

Fillipe Alves | Divulgação
Tallinn é a única na Europa com toda a sua old town no Patrimônio Mundial da UNESCO

Muitos já devem ter ouvido falar dos países bálticos, mas poucos sabem exatamente onde ficam e quais são suas capitais. Lituânia, Letônia e Estônia compõem essa região banhada pelo Mar Báltico e são ex-integrantes da antiga União Soviética.

Todas as três têm em suas capitais uma old town ou, simplesmente, cidade velha. Embora todas sejam de incrível beleza, a Estônia tem um charme por sua característica completamente medieval.

Tallinn é a capital e maior cidade da Estônia, com mais de 400 mil habitantes em um país com população de 1,3 milhões. Bastante evoluída nos novos territórios, o contraste com a cidade velha faz deste município algo ainda mais encantador. Tallinn é a única na Europa que tem toda a sua old town (cidade velha) inclusa na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

É lá que se desenvolveram grandes ícones da informação digital, como Hotmail, Skype e o centro de pesquisa de defesa cibernética da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Mas os turistas são atraídos pelas suas construções e belezas naturais. São 2,5 quilômetros de muros cercando a cidade velha e nada melhor do que caminhar por todas as ruelas, “perdendo-se” nessa viagem ao tempo.

Já imaginou tomar sopa de alce por 1 euro ou comer uma grande panqueca (culinária típica russa e, claro, báltica) por 4 euros? Essas especiarias são encontradas em Tallinn. Por sinal, o restaurante de sopa de alce fica em um túnel sob o prédio da prefeitura. É uma taverna recriada em que as atendentes se vestem com roupas da Idade Média e não se fala euro e, sim, dinheiro. “A sopa e o pão custam três dinheiros, meu senhor!” É isso que se escuta na taverna.

A farmácia mais antiga da Europa também fica no coração de Tallinn. Datada de 1422, quando se teve registro do terceiro dono, o estabelecimento ainda está na ativa e lá dentro também é um museu. O ponto é bastante procurado pelos turistas que buscam conhecer de perto como funcionava uma farmácia do século XV.

Ao sair da cidade velha, pode-se caminhar pelo litoral de águas frias do Golfo da Finlândia, conhecer o porto de onde saem ferry boats e navios rumo a São Petersburgo, Helsinki e Estocolmo. Seguindo as trilhas de bicicleta pela costa, chega-se à prisão soviética de Patarei, a qual estava em pleno funcionamento até 2004. Na verdade, o prédio foi construído em 1828, pelo Tsar Nicolau I, para servir como um forte. Somente em 1920 foi transformada em prisão. Agora ela se tornou um parque cultural (museu) e é aberta aos visitantes por temporada. Durante o inverno não é possível visitá-la e o tour individual custa nove euros.

Como diria o aventureiro e escritor brasileiro Airton Ortiz – conhecido por suas viagens como montanhista e visita a países excêntricos – ao ser perguntado “onde estavam os outros brasileiros?” por um casal de brasileiros quando seguia sua jornada pela África para escalar o Kilimanjaro. Ele simplesmente respondeu: “Devem estar em algum resort em Cancun”. Vale a pena descobrir a beleza daqueles países que não se encontram nas revistas de turismo.

Leia outros artigos de Fillipe Alves Fillipe Alves especial para o FarolComunitário

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest