Indianos já não precisam andar com a carta de motorista de papel enquanto estiverem dirigindo. O governo do país permitiu que pessoas mantenham a CNH digital e o registro do carro em seus smartphones, armazenados no aplicativo DigiLocker.
Quem quiser armazenar a CNH digital no DigiLocker deve fazer download do aplicativo e conectá-lo ao seu número de telefone. Para validar a autenticidade do documento, oficiais têm outro app que a verificam.
O DigiLocker é um serviço lançado pelo governo na Índia no ano passado para permitir que cidadãos do país possam armazenar uma variedade de documentos oficiais na nuvem. Cada pessoa tem direito a 1GB de espaço para fazer upload de diplomas, título de eleitor e o que mais julgar necessário.
Para cidadãos, a medida é positiva pois permite que acessem seus documentos em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, evita a falsificação de papéis.
CNH digital fake
Infelizmente, avanços da tecnologia ainda não evitam por completo que pessoas de má índole se aproveitem dos desavisados. Segundo o site The Indian Express, versões falsas do DigiLocker começaram a surgir na Play Store. Quem usa esses aplicativos falsos corre o risco de ter seus documentos e informações pessoais roubadas por criminosos.
Downloads de versões falsas do DigiLocker foram feitos entre 10 mil e 50 mil vezes. Por isso, usuários devem se certificar de que estão baixando o aplicativo oficial. Para isso, é precisa checar o desenvolvedor, que é o “MeITY, Governo da Índia”. Qualquer outro nome é falso.
Como a Google permite que qualquer pessoa disponibilize aplicativos na Play Store leva certo tempo antes que os falsos sejam reconhecidos pelo “Google Bouncer”, serviço que busca os não legítimos. O Indian Express disse que encontrou pelo menos sete aplicativos com o nome “DigiLocker” e um deles — o mais semelhante ao oficial — recebeu sozinho 10 mil downloads.
Por enquanto, o DigiLocker oficial está disponível apenas para Android.
Índia Digital
Com o aplicativo, a Índia pretende reduzir o uso de documentos físicos, diminuir despesas governamentais e agilizar serviços burocráticos. A medida faz parte de um ambicioso plano do primeiro ministro Narendra Modi, o “Digital India”.
Modi quer aproveitar ao máximo os avanços na tecnologia para desburocratizar a gestão pública. “Para transformar todo o ecossistema de serviços públicos através do uso de tecnologia da informação, o Governo da Índia lançou o programa Digital India com a visão de transformar a Índia em uma sociedade digitalmente habilitada”, diz o site oficial do programa.
A iniciativa que permite aos motoristas armazenar a CNH digital e outros documentos no smartphone é um passo a frente, que supera medidas similares que ainda estão em fase de teste em outros países. Além da facilidade essa iniciativa também favorece a sustentabilidade, evitando assim a necessidade de imprimir uma CNH de Papel que possui um prazo para poder ser emitida, sabemos que muitos adolescentes estão a calcula prazo até conseguir ter em mãos a sua CNH.
O estado de Iowa, nos Estados Unidos, está testando a CNH digital, que pode ser armazenada no smartphone e contém data de nascimento, foto e código de barras. Ela pode ser checada por oficiais também por meio de um aplicativo.
Já o Reino Unido poderá substituir tickets de papel usados no transporte público por um passe digital armazenado no smartphone. Ele funcionaria de forma similar ao “Oyster Card” usado em Londres, cartão físico que basicamente equivale ao Bilhete Único paulistano.